Aula de Mapeamento (XP): Ganhando Espaço

Antes de começar a mapear pra valer, você vai precisar ter os seguintes pré-requisitos: 

1º: Saber ler;
2º: Saber o básico de pixels;
3º: Saber usar o mapeador(mesmo fazendo caca);

Já sabe isso tudo? então 

[spoiler]No mapeador do rpg maker, por padrão, nós temos a a capacidade de usar 3 camadas, uma pro solo, e mais duas pra objetos, nesta aula, você aprenderá a ter uma camada extra, extra configurável, que substituirá a camada do solo(porém sempre será passável). Agora, pense num tamanho pro mapa, pensou? No meu caso será 20×15, agora multiplique isso por 32, no meu caso deu 640×480. Agora pegue o solo escolhido, e cole em forma de tile até formar seu mapa inteiro, eu fiz isso com duas camadas, uma com grama, e outra com gramado, pra mostrar como os resultados ficam bons:

[spoiler]Exemplo de Camada sem detalhes

Camada Super Detalhada

[/spoiler] Agora você deve estar perguntando como vai usar isso? Simples: Panorama; ai você joga outra pergunta: whaaat?! os panoramas não se encaixam direito nos mapas, ai eu mando outra: uma simples edição num script resolve. Segue abaixo: Nome do script: Spriteset_Map Linhas:127,128 Mudar:

@panorama.ox = $game_map.display_x / 8
@panorama.oy = $game_map.display_y / 8

Para:

@panorama.ox = $game_map.display_x / 4
@panorama.oy = $game_map.display_y / 4

Agora com isso mudado o panorama vai andar corretamente com o mapa, e a camada que antes era usada pro solo poderá ser usada com outras finalidades, porém ainda falta mudar uma coisa: Coloque um evento em processo paralelo no mapa, se  tiver antilag, ajuste o para rodar este evento a qualquer custo; na segunda aba do editor de eventos tem um comando chamado Opções do Mapa, lá você seleciona Gráfico de Panorama e escolhe o panorama criado anteriormente; depois disso, adicione o comando Apagar Evento Temp. que está localizado na primeira aba dos comandos de eventos, e logo após finalize-o. Agora basta mapar normalmente com uma camada extra, olhe o resultado final do meu mapa:

[spoiler]Mapa Final [/spoiler]

Pronto.

[/spoiler]

 

[spoiler effect="blind"]
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